Ocorrências envolvendo estruturas colapsadas são emergências provocadas por abalos sísmicos, incêndios, falhas estruturais ou explosão de gás, atentados, deslizamentos de terra, entre outros, as quais dificultam as ações de resgate.

Visando o atendimento deste tipo de ocorrência, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) está promovendo durante esta semana o curso de BREC – Nível Leve 2023.2 nas dependências da Sede do 2° Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), em Campina Grande.

Esta edição do curso tem uma duração de 5 dias, com uma carga horária 60 h/a dividida em 6 módulos; com 26 alunos, sendo eles dos Corpos de Bombeiros Militar da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e de Pernambuco; contando ainda com integrantes da PMPB.

Com essa capacitação, o CBMPB objetiva que estes profissionais de resgate atuem de forma segura e eficaz em operações de busca, salvamento e resgate em estruturas colapsadas, em situações de emergência decorrentes de desastres naturais ou acidentes que possam comprometer a integridade física de pessoas e animais.

O curso deve proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre os procedimentos e técnicas de busca e resgate em diferentes tipos de estruturas colapsadas, além de estimular a reflexão sobre a importância da prevenção e da gestão de riscos em situações de desastres.

CBMPB realiza durante esta semana o Curso de Busca e Resgate em Estruturas colapsadas – Nível Leve