O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) participou, na segunda-feira (24), em Campina Grande, do lançamento do Projeto CICC Social – Um Toque Pela Vida, iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds) que levará ações educativas de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher para estudantes da rede estadual de ensino. A programação, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), também apresentou novas medidas voltadas à proteção das mulheres no estado.

O CBMPB esteve representado pelo subcomandante-geral, coronel Lucas Severiano, além de oficiais e praças da corporação, com significativa participação feminina. Entre os destaques da programação esteve a coronel Jousilene Sales, coordenadora do CICC da 2ª Reisp e idealizadora do CICC Social. O projeto terá inicialmente como público estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio e será desenvolvido, em sua fase piloto, no CAIC José Jofilly, no bairro das Malvinas. A escolha da unidade considerou a análise dos registros da central de ocorrências relacionados à violência contra a mulher naquela área.

A proposta prevê uma programação educativa organizada em encontros com os estudantes, abordando formas de reconhecer situações de violência, os canais disponíveis para pedido de ajuda e o funcionamento integrado dos órgãos de segurança pública. Os participantes também conhecerão a estrutura do CICC e serão acompanhados durante as atividades por profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, aproximando os jovens das instituições responsáveis pelas ações de prevenção e pelo atendimento de emergências.

Durante o evento, também foram apresentadas iniciativas que ampliam o uso da tecnologia no atendimento de ocorrências, entre elas a integração da ferramenta de emergência disponível no aplicativo da Uber com as centrais do 190. A funcionalidade permitirá o compartilhamento de informações da viagem durante o acionamento, auxiliando na identificação do veículo e na localização da ocorrência. A programação ainda contemplou a ampliação do Programa SOS Mulher, destinado ao acompanhamento de mulheres com medidas protetivas.

O lançamento reuniu representantes das forças de segurança, da rede estadual de ensino e estudantes, além da primeira-dama da Paraíba, Camila Mariz, e do secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamarck Donato. A participação do CBMPB amplia a integração com os demais órgãos da Segurança Pública e a presença da corporação em iniciativas de educação preventiva e proteção social, especialmente nas estratégias voltadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres.

​Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba

CBMPB participa do lançamento do CICC Social e de ações de proteção às mulheres

You May Also Like