O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), por meio da Diretoria de Educação e Pesquisa (DEP), participou, entre os dias 19 e 22 de outubro, do curso “Inteligência Artificial no Setor Público: Fundamentos e Aplicações”, realizado na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa. Ao todo, 20 bombeiros militares da diretoria participaram da capacitação, que teve carga horária de 20 horas e abordou o uso de ferramentas de inteligência artificial no contexto da administração pública.

Ministrado pela professora Ilka Maria Soares Campos, o curso apresentou conceitos e aplicações da inteligência artificial voltados à rotina de trabalho no serviço público, incluindo possibilidades de automação de tarefas, organização e análise de informações e apoio à elaboração de documentos e processos administrativos.

A programação também discutiu a utilização dessas ferramentas como apoio ao planejamento e à tomada de decisões, além dos cuidados necessários quanto ao uso ético da tecnologia, à segurança das informações e à proteção de dados no ambiente institucional.

Para os bombeiros militares da DEP/CBMPB, a participação possibilita ampliar o conhecimento sobre recursos tecnológicos que podem ser avaliados e incorporados às rotinas da área, especialmente em atividades relacionadas ao planejamento, à produção de documentos, à organização de informações e ao desenvolvimento de ações educacionais.

A capacitação integra as iniciativas de atualização profissional dos integrantes da Diretoria de Educação e Pesquisa e amplia o contato com ferramentas que vêm sendo incorporadas aos processos de transformação digital da administração pública estadual.

​Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing

Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba

 

Diretoria de Educação e Pesquisa do CBMPB participa de capacitação sobre inteligência artificial

You May Also Like