Na manhã desta sexta-feira (15) houve o encerramento do II Estágio de Combate a Incêndio Florestal (II ECIF) realizado na sede do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (3º CRBM) localizado em Patos, Sertão do Estado.

O ECIF, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba C(BMPB), através do 3ºCRBM, teve início na última segunda-feira (11) e teve como objetivo capacitar bombeiros militares da Paraíba e de outros Estados da Federação e instituições públicas civis para desempenhar ações de planejamento e combate a incêndios florestais com a utilização de equipamentos e técnicas atualizadas, visando a preservação de vidas, patrimônios e o meio ambiente.

Contando com a participação de 22 alunos, sendo 02 deles do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, 03 do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, 02 alunos civis da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado da Paraíba, e 15 alunos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Nas aulas, os alunos tiveram instruções teóricas e práticas sobre comportamento do fogo perante incêndios florestais, táticas de combate, noções de primeiros socorros, manutenção de equipamentos e ferramentas, e ocorrências simuladas no terreno.

O estágio teve como corpo docente militares formados em diversos cursos de prevenção e combate a incêndios florestais de referência nacional, capacitados em Estados como Bahia, Minas Gerais, Goiás, Cerará e Distrito Federal.

Segundo o Coronel Saulo Alves Laurentino, Comandante do 3ºCRBM e coordenador do curso, as instruções foram ministradas no âmbito da sede do 3ºCRBM, bem como nas áreas rurais dos municípios de Patos e Santa Teresinha, inclusive com a participação do Grupo Tático Aéreo (GTA). Ainda segundo o Coronel Saulo esses profissionais formados podem ser empregados em ocorrências tanto no âmbito do Estado da Paraíba, quanto a nível nacional.

Corpo de Bombeiros finaliza II ECIF no Sertão do Estado, nesta sexta (15)