O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) completa nesta terça (11) o sétimo dia de buscas realizadas na Operação Sophia, na cidade de Bananeiras, no distrito de Roma. A Corporação foi acionada na terça-feira (04), quando iniciou o planejamento, coordenação e segue na execução da mobilização da Segurança Pública do Estado para as buscas diárias, após o desaparecimento da menina Ana Sophia, de 08 anos.

Sob a coordenação do major Fernando Oliveira, comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), unidade pertencente ao 4º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM) sob a liderança do tenente coronel Francisco Paiva Neto, foi estabelecida a Operação Sophia que iniciou com buscas a pé na região, recebendo reforços de binômios especializados do Departamento de Operações com Cães (DOC) do CBMPB já na quinta-feira (06) em paralelo com as buscas realizadas no açude.

Segundo o tenente Ramon Santiago, do DOC, os binômios estão atuando de maneira incansável.  “Em média percorremos entre 7 a 10 km por dia de trilha, com aclives e declives, de difícil progressão em mata, buscando através do odor por onde a criança tenha passado.”, explicou o tenente Santiago.

As ações continuaram a pé em locais de interesse da investigação e no domingo os mergulhadores do Departamento de Mergulho Autônomo de Resgate (DOMAR) realizaram varreduras em açudes da região, que chegaram inclusive a ter parte de seu volume esvaziado para um possível aparecimento do corpo da menina. De acordo com o tenente coronel Antônio da Silveira, do DOMAR, “os mananciais foram minunciosamente examinados pelos mergulhadores, chegando assim a serem descartados como provável local onde ela poderia ser encontrada.”.

O trabalho do Departamento de Operações Aéreas (DOA) do CBMPB desde o início está sendo de suma importância, pois realiza o monitoramento aéreo dos locais de busca, auxiliando assim as equipes em solo.

Uma força tarefa foi iniciada na última segunda-feira (10), reunindo voluntários de diversos órgãos da Segurança Pública, bem como moradores da região, mobilizando assim um contingente ainda maior atuando nas buscas pela criança.

Mais de 100 pessoas estiveram envolvidas no segundo dia da Força Tarefa nesta terça-feira (11), sétimo dia de Operação, sendo 65 bombeiros militares e 35 voluntários, contando também com 04 binômios para atuarem na procura pela criança, sendo  01 de João Pessoa, 01 de Campina Grande e 02 de Sousa.

Neste sétimo dia de Operação, a aeronave da Secretaria de Segurança, o Acauã-02, realizou o sobrevoo pelas áreas apontadas nas orientações do Corpo de Bombeiros, contribuindo de maneira significativa e possibilitando uma visão mais ampla da região.

De acordo com o major Fernando, comandante da Operação, com os reforços recebidos, foi possível triplicar neste sétimo dia a área de atuação, chegando atingir uma área 160% maior que nos dias anteriores, totalizando uma área de 221 hectares abrangidos até o momento. “Diariamente bombeiros militares de todo o Estado estão se voluntariando nas buscas, comovidos pelo desaparecimento da menina e na esperança de poder dar uma resposta à sua família. Agradecemos a todos envolvidos, voluntários, ao apoio logístico ofertado pela prefeitura.”, declarou o major.

Antes da saída dos militares para o início dos trabalhos de cada dia, é realizada uma reunião estratégica que desenha para o efetivo o perfil de buscas a ser desenvolvido, explanando a localidade, o modus operandi, bem como os recursos a serem utilizados.

Diariamente o comando da operação dialoga de maneira direta com o comandante geral do CBMPB, coronel Marcelo Araújo, de maneira a repassar todas as ações desenvolvidas naquele dia.

As buscas seguem nesta quarta (12), unindo esforços na Operação Sophia, juntamente com a população local. Todos seguem empenhados focados no objetivo de encontrar um desfecho para o caso. Mesmo diante do desgaste físico e emocional, diante da comovente situação de desaparecimento ainda sem respostas, o Corpo de Bombeiros continua atuando de modo a esgotar todas as possibilidades com o pensamento em poder dar o seu melhor a cada ação desempenhada.

Corpo de Bombeiros reforça atuação no sétimo dia de buscas durante a Operação Sophia, em Bananeiras