O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) reativou, na última terça-feira (12), as atividades do projeto “Bombeiro Amigo do Peito”, iniciativa que amplia a coleta domiciliar de leite humano doado para recém-nascidos internados em UTIs neonatais. A ação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Banco de Leite Humano Anita Cabral, reforça o papel social da Corporação e seu compromisso permanente com a proteção da vida.
O projeto já havia sido desenvolvido na Paraíba entre 2008 e 2011 e, agora, volta a operar com duas viaturas do
CBMPB e militares capacitados especificamente para essa missão. A atuação garante agilidade, segurança e qualidade no transporte do leite doado, reduzindo o tempo de espera das mães cadastradas e fortalecendo a rede materno-infantil no Estado.
De acordo com a coordenadora-geral do projeto no CBMPB, tenente-coronel Sandra Queiroz, a retomada da ação reafirma o papel social da corporação e destacou: “a integração com outras instituições faz parte da gestão pública e dos nossos projetos sociais. Com essa ação, contribuímos para que bebês prematuros ou com baixo peso recebam o leite que precisam para ter uma sobrevida melhor. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba já desenvolve diversos projetos sociais, e este é mais um exemplo da nossa dedicação em prol da vida.”
O modelo adotado pelo CBMPB permite não apenas atender a Região Metropolitana de João Pessoa, mas também expandir futuramente a coleta a municípios do interior, como Cajazeiras, Patos, Guarabira e Sousa, garantindo maior alcance e capilaridade.
Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba