Nesta quinta-feira (24), retornou ao solo paraibano o sargento Yuri Alexsander da Silva Guedes Marinho do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) que integrou a missão de ajuda humanitária de apoio ao combate dos incêndios florestais que atingiam o Canadá desde junho.

Com mais de mil bombeiros de 10 países diferentes, a ação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela cooperação humanitária brasileira.

Cooperam com a organização da missão os Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e de outras repartições federais e estaduais.

O sargento Yuri, de 29 anos de idade, possui 08 anos de serviços prestados no CBMPB e cumpria a exigência de ser capacitado no Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF), no Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ter proficiência no idioma inglês e possuir conhecimento de geoprocessamento e tecnologias aplicadas aos incêndios florestais.

Além disso, o sargento do Corpo de Bombeiros ainda possui em seu currículo as seguintes capacitações: Curso de Mergulho Autônomo de Resgate – CMAUT, Instrução de Nivelamento de Conhecimento – Força Nacional/2021, Curso de Tripulante Operacional – CTOp/2021 do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Militar do CBMPB retorna à Paraíba após missão humanitária no Canadá