Na última segunda-feira (28), foi realizada a abertura da 1ª reunião presencial da LIGABOM de 2022. A abertura do evento do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CBMPB) foi presidida pelo coronel Edgard Estevo e realizado no auditório da Academia de Bombeiros Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Com duração prevista até 5ª feira desta semana, o evento reúne todos os Comandantes Gerais dos CBMs do Brasil ou seus representantes e nele estão previstos a apresentação do progresso de todos os 11 comitês deste conselho, reunião com a SENASP, reunião do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais, eleição dos novos integrantes da Ligabom e do CNCG, dentre outras agendas.

Dentre as apresentações aos comandantes, foi realizada a explanação do trabalho desenvolvido pelo Comitê Nacional de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CONATTS). O Comitê possui 52 membros de todas as unidades da federação entre titulares e suplentes, presidido pelo tenente coronel Erik Oliveira do CBMPB.
O protocolo existente, aprovado pela LIGABOM em 2019, está sendo atualizado, recebendo o nome de Diretriz Nacional de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio. A diretriz está na fase final, na próxima semana será enviada ao presidente da Ligabom para apreciação e possível aprovação.

O tenente coronel Erik agradeceu aos membros do CONATTS pelo apoio e aos comandantes pela confiança depositada para conduzir os trabalhos. “O comitê está em fase de desenvolvimento, e mesmo tendo ciência que ainda há divergências entre os representantes, acredito que com calma, paciência, persistência e humildade conseguiremos construir um bom trabalho, que será muito útil as corporações e de inestimável valor para preservação da vida.”, concluiu o tenente coronel.

No segundo dia de evento, foi realizada a reunião com o Secretário de segurança Nacional na SENASP e os Comandantes Gerais Bombeiros Militares do Brasil.

Comandante Geral representa CBMPB em evento da LIGABOM