Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, há exatos 10 anos, ocorreu um incêndio na boate Kiss, que ceifou a vida de 242 pessoas e feriu outras 636, na cidade de Santa Maria/RS. Essa tragédia foi assunto mundial e provocou mudanças na prevenção e no combate a incêndios nos Corpos de Bombeiros Militar do Brasil.

Entre as modificações que ocorreram no país, as alterações na legislação foi um ponto forte após tal acidente, pois houve uma maior conscientização do mercado como um todo. O ocorrido alertou para a importância dos extintores estarem devidamente carregados e sinalizados, bem como a iluminação de emergência bem localizada e corretamente instalada.

Em 2017 a Lei nº 13.425, conhecida como Lei Kiss, foi aprovada no Congresso Nacional para unificar regras para estados e municípios, definindo competências e responsabilidades sobre a segurança em casas de espetáculos. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba alterou a Lei nº 9.625, através da Lei nº 10.760 de 2016, assim como ocorreu na grande maioria dos estados do Brasil, focando na maior exigência de equipamentos, controle de materiais de acabamento e revestimento e saídas de emergência.

Além dos avanços ocorridos em todo o país, o CBMPB entende que a especialização técnico – profissional na área é muito importante, por isso implementou o Curso de Especialização em Prevenção de Incêndio – CEPI, para que os profissionais além de entenderem o comportamento do incêndio, saibam de seus efeitos e fenômenos, aliando isso aos sistemas de prevenção e combate a incêndio de uma edificação, podendo padronizar as ações técnicas em nível estadual.

CBMPB relembra incêndio na boate Kiss e cita modificações em normas de segurança e prevenção em edificações na Paraíba