O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) participou, na última quarta-feira (14), do Manejo Integrado do Fogo (MIF) realizado no Parque Estadual Serra do Papagaio (PESP), localizado na cidade de Aiuruoca, estado de Minas Gerais. A ação que aconteceu por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) faz parte do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF).

O MIF tem por objetivo central proteger o Parque, o qual possui extrema importância ambiental, durante o período de estiagem.

Ao todo 23 alunos participaram da atividade e, compondo o grupo, estavam os militares do CBMPB, os capitães Hugo Bezerra e Pablo Honorato. Para o capitão Bezerra, “esta vivência é de suma importância, pois permite que o militar esteja imerso na realidade de uma ocorrência de incêndio em vegetação.”, afirmou o capitão.

O Manejo Integrado do Fogo é uma técnica que consiste na redução controlada do combustível em áreas estratégicas, previamente mapeadas, a fim de gerenciar o risco de incêndios florestais e proteger áreas ambientais.

Militares do CBMPB compõem turma e participam de ação de Manejo Integrado do Fogo, em Minas Gerais