A manhã da última quinta-feira (10) foi destacada por um marco em nosso Estado. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou pela primeira vez a etapa de heteroidentificação dos candidatos considerados aptos nas etapas do Concurso Público para o Curso de Formação de Oficiais e que concorrem às vagas destinadas à população negra.

Desta forma, o Corpo de Bombeiros tornou-se o primeiro órgão da administração direta a realizar um concurso com essa cláusula de cotas reservadas à população negra, sendo um importante momento para a história da Paraíba.

O objetivo desta etapa é garantir a devida ocupação destas vagas que são previstas na Lei nº 12.169/2021, que institui a reserva de vagas para esta parcela da população nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública estadual.

Trata-se antes de atividade complementar e necessária no intuito de dissipar dúvidas e, em geral, validar/confirmar a auto declaração apresentada por ocasião das ações afirmativas.

A comissão responsável pela heteroidentificação foi a Ibade, que realizou a avaliação dos candidatos. Esta é a primeira vez que ocorre esta etapa do certame. A previsão destas vagas segue conforme disposto no item 7.8 do Edital, sendo prevista em lei.

CBMPB realiza etapa de heteroidentificação para vagas reservadas à população negra e registra importante marco no Estado