O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) recebeu uma nova ninhada para o Departamento de Operações com Cães (DOC). Os três cães foram apresentados na manhã desta segunda-feira (18) ao comandante geral, coronel Marcelo Araújo, e representam o investimento na importante aquisição que contribui com o trabalho realizado pela Corporação na busca e resgate através da atuação dos binômios.

Os cães todos da raça Pastor-belga Malinois têm 65 dias de vida e já iniciaram todo o tratamento de saúde, sendo acompanhados pela cabo Caroline Brito, veterinária da Corporação. “Eles estão passando pelo processo de vacinação e vermifugação, importante cuidado para iniciar o protocolo de treinamento dos cães. Eles serão acompanhados de forma continuada com o objetivo de monitorar a saúde de agora em diante.”, afirmou a veterinária.

De acordo com o tenente coronel Almir Peixoto, chefe do DOC, os cães serão treinados para dupla função (busca de pessoas vivas e de restos mortais) e o treinamento inicial dura cerca de 1 ano e meio. O chefe do DOC informou ainda que dois cães serão destinados para a 1ª Seção de Operações com Cães (SOC), lotada em João Pessoa, e um cão seguirá para a 2ª SOC, situada em Campina Grande.

Para o comandante geral, coronel Marcelo Araújo, os novos cães que agora chegam irão ampliar as ações do Corpo de Bombeiros nas atividades desempenhadas pelo DOC. “Este é um importante investimento que traz uma melhoria no aspecto operacional do CBMPB, refletindo no aumento da capacidade operacional nesta área tão relevante que é a busca e resgate com cães.”, declarou o coronel Araújo.

CBMPB investe na aquisição de novos cães para operações de busca e resgate